outubro 06, 2008

O Chibanga da Cova da Moura

Como te chamas? - Pergunta a professora
- "Chibanga" - responde o puto.
- "Estamos em Portugal e não há cá Chibangas, isso era lá em Angola.
A partir de hoje chamas-te Manuel" - diz a professora.
À tarde Chibanga volta a casa
- "Correu-te bem o dia Chibanga?" - pergunta a mãe.
- "Já não me chamo Chibanga, mas sim Manuel, porque agora vivo em Portugal."
- "Ah, tu tens vergonha do teu nome, da tua raça e renegas os teus pais!"
A mãe fica danada e enfia-lhe uma galheta bem aviada.
Chega o pai a casa e faz a mesma pergunta.
- "Correu-te bem o dia Chibanga?"
- "Já não me chamo Chibanga, mas sim Manuel, porque agora vivo em Portugal."
- "Ah, tu tens vergonha do teu nome, da tua raça e renegas os teus pais!"
Chibanga oferece a outra face e leva mais uma galheta.
No dia seguinte quando chega à escola, a professora reparando nas marcas dos dedos na cara do miúdo, pergunta:
- "O que é que te aconteceu Manelinho?"
- "Bem professora, ainda não era português há duas horas e fui logo agredido por dois pretos"

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu ainda não tinha rido hoje. Esta história " do Chibanga da cova da moura" está muito bem contada. E é sinónimo de que o racismo não tem nada a ver com cor da pele... pelo menos para os brancos, penso. Falo por mim, não sou racista... dou mais valor ao carécter.
Eu, no Algarve, ouvi duas africamas dizerem uma para a outra, "a minha filha teve uma nenina tão LINDA... muito branquinha!!!!"
Beijokas
Isa